Volume de serviços no país cai 0,3% de dezembro para janeiro, diz IBGE

O volume do setor de serviços no país recuou 0,3% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro do ano passado. A queda veio depois de uma alta de 1% na passagem de novembro para dezembro. O dado, da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), foi divulgado hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da queda de dezembro para janeiro, o volume de serviços avançou 2,1% na comparação com janeiro do ano passado e 0,3% no acumulado de 12 meses. A receita nominal caiu 0,3% na comparação com dezembro e avançou 5,6% na comparação com janeiro de 2018 e 3,1% no acumulado de 12 meses.

A queda no volume de dezembro para janeiro foi provocada por recuos nos serviços de transportes e correios (-0,6%) e pelos serviços de informação e comunicação (-0,2%).

Apesar da queda média dos serviços, três dos cinco setores tiveram alta: serviços prestados às famílias (1,1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%) e outros serviços (4,8%).

(Agência Brasil)

Da redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.