Vacinação contra a gripe: 2.022 doses são aplicadas em dois dias e meio de campanha

Aberta quarta-feira (10), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou com procura tímida em Cascavel. Até o meio-dia de hoje (12), o Programa Municipal de Imunização contabilizou 2.022 doses aplicadas. Desses, 1.544 são crianças, 405 gestantes e 66 puérperas (mães com até 45 dias após o parto).

O ideal, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cristina Carnaval, seria imunizar pelo menos mil crianças e 300 gestantes ao dia, para atingir a meta da primeira etapa da campanha em dez dias. “Alertamos que os pais não deixem para última hora e que as gestantes e mãezinhas que acabaram de dar à luz também atendam ao chamado nos primeiros dias. A vacinação, este ano, foi antecipada justamente pela necessidade de proteger os públicos mais sensíveis ao vírus precocemente. Com a chegada do clima frio, o vírus Influenza circula com maior facilidade”, alerta.

A primeira etapa da campanha termina na próxima quinta-feira (18), uma vez que o dia 19 de abril é feriado (Sexta-feira Santa). A meta é imunizar, nesta fase, 26.902 pessoas, sendo: 7.058 crianças de 6 meses a 2 anos; 11.808 crianças de 2 anos a 4 anos; 3.927 crianças de 5 anos; 3.529 gestantes e 580 puérperas.

Horário de vacinação

As unidades urbanas, tanto UBSs como USFs, atendem das 7 horas às 19 horas, inclusive durante o horário de almoço. A vacinação encerra às 18h45. Nos distritos, as USFs funcionam das 8 horas às 17 horas, encerrando a vacinação às 16h45.

Segunda fase da vacinação começa dia 22

A segunda etapa de vacinação começa dia 22 de abril, com a mobilização dos demais grupos prioritários, que são as pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Nessa segunda etapa, a meta é imunizar 68.569 pessoas. A meta total da campanha em Cascavel é de vacinar 95.471 pessoas nas duas etapas.

(SECOM)

Redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.