Prefeito Paranhos determina sinalização horizontal em todos os pontos de instalação de radares

Cascavel (PR) – A segurança dos cascavelenses no trânsito é prioridade para o governo municipal. Para atuar na prevenção ao excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, conversões proibidas e parada sobre a faixa de pedestres, radares foram instalados em seis pontos nesta semana no município. E, apesar de não ser obrigatório, o prefeito Paranhos determinou a pintura de sinalização horizontal nas vias de todos os pontos onde foram instalados os radares, bem como para os próximos dispositivos que serão colocados na cidade.

Ao todo, serão 48 pontos de fiscalização eletrônica, definidos com base em estudos técnicos que constataram o excesso de velocidade e/ou alto índice de acidentes.

Os radares e as sinalizações estão no cruzamento da Avenida Brasil com Rua Erechim, Rua Itália – nº 1056, Avenida das Pombas – nº 1255, Rua Adolfo Garcia – nº 761, Avenida Papagaios – nº 860 e Rua Jorge Lacerda – nº 2819.

A presidente da Transitar, Simoni Soares, explica que apenas a sinalização vertical é exigida pelas leis de trânsito. “A sinalização horizontal, mais conhecida como pintura no pavimento, é auxiliar e não obrigatória, mas, mesmo assim, nós estamos fazendo, conforme determinação do prefeito Paranhos. Nenhum ponto vai entrar em operação sem essa sinalização”, observa.

Segundo ela, a finalidade do radar é mudar o comportamento dos cidadãos na via e que os usuários passem a respeitar a velocidade, o sinal vermelho e outras regras fiscalizadas pelos equipamentos. É uma questão de educação no trânsito. “O objetivo não é que haja a autuação de trânsito, mas que as regras de trânsito para a via sejam respeitadas, para preservação da segurança viária”, conclui.

Secom

Redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.