Prefeito e presidente da Sanepar definem ações para garantir a qualidade da água e saúde da população

Comitê Permanente será formado e comandará força-tarefa de limpeza dos mananciais, como primeira medida
Reunião aconteceu na tarde de hoje na Prefeitura (Foto: Secom)

Durante reunião de trabalho multidisciplinar nesta tarde (19) convocada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, junto com o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, na Prefeitura de Cascavel, foram definidas ações que visam garantir a qualidade da água que chega à população da cidade e, com isso, a saúde dos moradores. O encontro foi motivado devido ao crescente índice de casos de diarreia registrados na cidade, que estão em investigação inclusive com a participação de equipes do Ministério da Saúde.

Um Comitê Permanente será criado, por meio de decreto, para acompanhar a situação, com representantes das secretarias municipal de Saúde, de Agricultura e de Meio Ambiente; da 10ª Regional de Saúde; do IAP; da Sanepar, do Emater e da Itaipu Binacional. O primeiro encontro deve ocorrer ainda esta semana. “Nossa intenção é desencadear uma força-tarefa nos próximos dias para iniciar o acompanhamento da qualidade dos mananciais. Vamos fazer um mutirão de limpeza de rios, de fontes e conscientizar a população sobre o papel de todos nesta tarefa. Nossos rios estão com taxas de contaminação acima do tolerável, pois vivemos numa região agrícola, com muitos mananciais próximo a aviários, criação de bovinos e suínos, então vamos fazer um decreto que autorize a limpeza em terrenos particulares, curvas de nível, mas vamos alterar a legislação também para multar aqueles que provocam poluição, pois não podemos mais brincar com este tema. A água é um produto vital. Temos que cuidar, preservar nossa mata ciliar e proteger os mananciais”, detalhou Paranhos.

O planejamento do Município contará com apoio do Estado, segundo Stabile, que garantiu a qualidade da água. “Estamos mantendo o monitoramento permanente; ela é boa, é potável”. Ele disse que o plano de ação imediata será discutido em reunião com o governador Ratinho Júnior e demais secretários ainda esta semana “e vamos ajudar e auxiliar no que for preciso”. Ele enfatizou a necessidade de mobilizar a comunidade no sentido de ter consciência para somar forças e trabalhar a preservação não apenas em  momentos de crise, mas de forma permanente.

(Secom)

Da redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.