OAB e instituições de ensino superior consolidam parceria

Realizada nesta sexta-feira (1º), uma reunião entre representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Cascavel e coordenadores de cursos de Direito de instituições de ensino superior da cidade, consolidou uma parceria que já existia há longa data, e que agora conquista, novamente, garantia de continuidade. O encontro contou com a participação de representantes da Unipar (Universidade Paranaense), Univel (União Educacional de Cascavel) e FAG (Faculdade Assis Gurgacz), além de diretores da Subseção.
“Nossa intenção é a de fortalecer o elo interinstitucional, com objetivo de ampliar ações de cunhos qualificatório e científico”, disse o advogado Jurandir Parzianello, presidente da OAB.
Para a advogada Viviana Bianconi, coordenadora do curso de Direito da FAG, os acadêmicos são os grandes beneficiados pela união de faculdades e OAB. “Para o aluno do curso de Direito, essa parceria representa mais uma forma de perceber a importância da advocacia na sociedade. Estar próximo da OAB mostra o quão grande é o papel social da advocacia”, observa. Segundo ela, tal ação aguça ainda a percepção do bacharel em visualizar como será o exercício da profissão no futuro.
“A capacitação e a qualificação são finalidades de todas as entidades envolvidas, de forma permanente. Quem ganha com isso é a classe advocatícia e a comunidade acadêmica. E dessa integração surgirá outra ação, o projeto Pratas da Casa, que prestigia professores, pesquisadores, mestres e doutores que atuam nas instituições locais”, observou Jurandir Parzianello.
Para o advogado Leandro Faccin, coordenador do curso de Direito da Univel, é natural esse tipo de parceria. “Embora a atribuição número um do curso de Direito não seja, primeiramente, formar advogados, e sim bacharéis em direito, que podem seguir carreira ou não, ou mesmo optar pela magistratura, ministério público ou outros caminhos. No entanto, especificamente, em termos de OAB, a parceria é muito importante para as instituições. Ganham todos os parceiros, as instituições de ensino superior, que podem firmar parcerias na forma de eventos científicos, e OAB, que fortalece seu papel institucional, ao mostrar aos bacharéis o valor de seguir a carreira. O aluno que pretende segui-la, já tem, de forma antecipada, uma condição diferenciada, ou seja, já está familiarizado”, comentou.
Também participaram da reunião os advogados Paulo Roberto Pegoraro Junior (vice-presidente da OAB), Juliano Tolentino (secretário-geral da OAB) e Juliana Bublitz (coordenadora de Pós-Graduação da Univel, representando o coordenador do curso, advogado Sérgio Tinoco).

Redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.