OAB e instituições de ensino superior consolidam parceria
“Nossa intenção é a de fortalecer o elo interinstitucional, com objetivo de ampliar ações de cunhos qualificatório e científico”, disse o advogado Jurandir Parzianello, presidente da OAB.
Para a advogada Viviana Bianconi, coordenadora do curso de Direito da FAG, os acadêmicos são os grandes beneficiados pela união de faculdades e OAB. “Para o aluno do curso de Direito, essa parceria representa mais uma forma de perceber a importância da advocacia na sociedade. Estar próximo da OAB mostra o quão grande é o papel social da advocacia”, observa. Segundo ela, tal ação aguça ainda a percepção do bacharel em visualizar como será o exercício da profissão no futuro.
Para o advogado Leandro Faccin, coordenador do curso de Direito da Univel, é natural esse tipo de parceria. “Embora a atribuição número um do curso de Direito não seja, primeiramente, formar advogados, e sim bacharéis em direito, que podem seguir carreira ou não, ou mesmo optar pela magistratura, ministério público ou outros caminhos. No entanto, especificamente, em termos de OAB, a parceria é muito importante para as instituições. Ganham todos os parceiros, as instituições de ensino superior, que podem firmar parcerias na forma de eventos científicos, e OAB, que fortalece seu papel institucional, ao mostrar aos bacharéis o valor de seguir a carreira. O aluno que pretende segui-la, já tem, de forma antecipada, uma condição diferenciada, ou seja, já está familiarizado”, comentou.
Também participaram da reunião os advogados Paulo Roberto Pegoraro Junior (vice-presidente da OAB), Juliano Tolentino (secretário-geral da OAB) e Juliana Bublitz (coordenadora de Pós-Graduação da Univel, representando o coordenador do curso, advogado Sérgio Tinoco).