Movimento na Linha Turismo cresceu mais de 560% no primeiro semestre

Depois de dois anos de pandemia, com vários períodos de isolamento e restrições sanitárias, turistas e moradores de Curitiba voltaram a passear pelos pontos turísticos da capital. O número de passageiros na Linha Turismo alcançou 73.964 usuários no primeiro semestre, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia a linha

O volume foi 564% superior ao do primeiro semestre 2021, quando, por por conta das restrições sanitárias, apenas 11.127 pessoas haviam usado o ônibus turístico nesse período.

“Depois de dois anos de isolamento, as pessoas estão com muita vontade de passear e voltar a viajar. A  Linha Turismo é uma boa opção para o turista, porque leva a vários pontos da cidade e ainda possibilita, com um único bilhete, embarques ilimitados em um período de 24 horas”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O levantamento da Urbs considerou o número de pagantes e não quantas vezes o bilhete foi utilizado, já que o ingresso garante acesso à linha, várias vezes, em 24 horas.

Os números de 2022 ainda estão abaixo dos registrados antes da pandemia – no primeiro semestre de 2019 foram 133.852 passageiros – mas a tendência é de crescimento constante.

Férias escolares

Para julho, período de férias escolares e da programação especial Inverno Curitiba , a expectativa é que o número de passageiros dobre em relação a junho, quando foram vendidos 10.717 bilhetes..

Curitiba vem se consolidando como destino turístico de inverno  – está entre os oito destinos brasileiros mais procurados por estrangeiros nessa época – e conta com uma programação especial, que vai até 31 de julho, nas áreas de gastronomia, cultura, artesanato, arte, esporte e lazer e formação étnica.

Com previsão do aumento da demanda, a a Linha Turismo, que normalmente não opera às segundas-feiras, vai funcionar todos os dias no mês de julho.

Curitiba na Linha Turismo

O passeio na Linha Turismo é feito em um ônibus de dois andares (double deck) e passa por 26 pontos turísticos, como Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Barigui, Passeio Público e Parque Tanguá. São 48 quilômetros percorridos em cerca de três horas em locais onde é possível apreciar a arquitetura, história, memória, arte e a natureza da capital paranaense.

O roteiro começa na Rua 24 Horas, no Centro, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. O bilhete dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a sua primeira utilização de embarque.

O pagamento, de R$ 50, pode ser feito com cartão de crédito, débito ou em dinheiro. São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Saiba mais sobre a programação aqui

Serviço:

Linha Turismo

Funcionamento: todos os dias no mês de julho
Horário: das 8h30 às 17h30
Ponto inicial: Rua 24 horas
Crianças menores de seis anos não pagam tarifa

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover a cidade como destino turístico. Reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba

Redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.