Feirantes fazem curso de boas práticas ampliando qualidade da Feira do Pequeno Produtor Rural

A capacitação faz parte do Programa Alimento Saudável para agregar qualidade e valor aos produtos comercializados pelos produtores rurais (Secom)

Oferecer aos consumidores alimentos com selo de garantia de qualidade e procedência e aos produtores a capacitação necessária para comercialização de produtos na Feira do Pequeno Produtor Rural de Cascavel dentro das normas de higiene exigidas pelos órgãos reguladores. Estes são alguns dos objetivos do programa “Alimento Saudável”, lançado pelo Município no ano passado durante as comemorações dos 68 anos de Cascavel. A partir da criação do programa, dentro de sua primeira etapa, foram feitas visitas às propriedades rurais e agroindústrias e na própria feira, para o mapeamento dos produtores e produtos comercializados. Nesta quarta-feira aconteceu a segunda etapa com o treinamento para cerca de 100 pessoas.

O prefeito Leonaldo Paranhos esteve no auditório da Agrotec, onde aconteceu o curso de capacitação e disse “que esta ação faz parte do nosso programa de certificação para agregar valor aos produtos. Estamos falando da Capital da Produção e a Prefeitura e as instituições precisam dar ao produtor esta condição; fazer com que nossos produtos tenham de fato uma certificação para que as pessoas tenham tranquilidade de consumo. A Fundetec/Agrotec em parceria com Itaipu Binacional e Emater estão prontas para auxiliar o produtor garantindo a a comercialização de seu produto devidamente certificado. Paranhos afirmou ainda que “não podemos fugir da nossa essência que é produzir. Somos a Capital da Produção e o poder público tem a obrigação de estar ao lado do produtor, fazendo com que seu produto possa ser cada vez mais procurado e consumido”.

O treinamento foi dividido em duas partes: pela manhã, palestra com a tecnóloga em Alimentos da Biolabore, Andressa Padilha. Ela falou sobre “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos”, sendo repassados ensinamentos sobre a legislação da Anvisa 275 de 2002. Na parte da tarde aconteceu o curso sobre Controle de Qualidade da Água para Consumo, realizado pelo Engenheiro Químico da Fundetec, Frederico Lovato. Em julho haverá outros três cursos: um sobre rotulagens de alimentos e outros dois sobre produção de alimentos a base de leite e de produção de embutidos.

“Repassamos hoje para os feirantes o básico, desde a limpeza do local onde o alimento é produzido até a higiene pessoal e dos alimentos. O resultado disso é a produção de um alimento saudável e com garantia de que o produtor segue as regras da Anvisa e consegue fazer um produto sem risco algum para quem está consumindo,” disse o engenheiro.

O treinamento foi organizado pela  Fundetec/Agrotec, as secretarias municipais de Agricultura e de Saúde (Vigilância Epidemiológica) e Cooperativa Biolabore.

(Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.