Em dois dias, 115 municípios do Paraná assinam a adesão ao PlanificaSUS

Firmaram a participação as prefeituras e consórcios de saúde da Macrorregião Noroeste do Paraná. Desenvolvido pela secretaria estadual da Saúde, o programa busca unir e integrar equipes que atuam nos serviços nos municípios, na atenção ambulatorial especializada e atenção hospitalar, com foco nas necessidades dos usuários do SUS.

Em dois dias, de segunda a quarta-feira (22 a 24), o programa PlanificaSUS Paraná teve a adesão formalizada de 115 municípios e de todos os consórcios da Macrorregião Noroeste. Um a um, prefeitos e secretários municipais assinaram o termo de participação no programa, que é desenvolvido pela Secretaria estadual da Saúde.

A equipe responsável pela expansão esteve nas regionais de Saúde de Maringá (15ª), Paranavaí (14ª), Campo Mourão (11ª), Umuarama (12ª) e Cianorte (13ª) para receber a adesão formal.

“Mais de 90% dos municípios de todo o Paraná já se comprometeram a implantar o programa. Mas agora, com as assinaturas e formalização desse compromisso, nosso trabalho se torna ainda mais efetivo, e ganha força para a expansão do PlanificaSUS Paraná. Gostaríamos de chegar aos 399 municípios”, comemorou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria estadual da Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Na agenda estão ainda 16 encontros a serem realizados, que seguem até a primeira quinzena de dezembro.

O PlanificaSUS é composto por várias etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais, e tem como objetivo principal unir e integrar equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), prestados nos municípios; na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH), com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a expansão do programa é fundamental para a nova fase pós-pandemia no Paraná. “Teremos de reorganizar a Atenção Primária e Especializada, restabelecer o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciara das Unidades de Saúde. O PlanificaSUS permite esse aprimoramento e qualificação. É com muita alegria que recebemos a adesão de todos esses municípios”, enfatizou.

Das 22 Regionais de Saúde, apenas a 4ª Regional, em Irati, não terá o encontro entre os gestores da saúde. Em 2019, o projeto-piloto do PlanificaSUS foi implantado na região, que agora está em uma 2ª fase de ação.

CONSELHO NACIONAL – A implementação do programa foi proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nos 27 estados brasileiros. São parceiros o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde. A operacionalização consiste em seis etapas (Etapa Preparatória, quatro Etapas de Implementação e Etapa Controle).

Foto: SESA

(aen)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.