Defesa Civil traz dicas para evitar danos em dias de chuva

As equipes estão sempre em alerta, especialmente nos dias chuvosos, e trabalham sempre com medidas preventivas para evitar danos materiais e humanos

 

A Defesa Civil de Cascavel aumentou sua atenção nestes dias de chuva a fim de oferecer um melhor atendimento à população. As equipes estão sempre em alerta, especialmente nos dias chuvosos, e trabalham sempre com medidas preventivas para evitar danos materiais e humanos. O foco é sempre a orientação e auxílio, quando necessário.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Márcio Ribeiro, explica que alguns cuidados preventivos são essenciais para evitar transtornos em dias de temporais. Ele cita como exemplo, a revisão das residências com o foco de identificar alguma fragilidade na estrutura que possa provocar algum tipo dano.
Confirma algumas dicas que podem fazer a diferença nos dias de chuvas fortes, trazer segurança e evitar acidentes:

– Realizar uma revisão em sua casa, e identificar alguma fragilidade que possa provocar algum dano, ficar atento.
– Em caso de vendaval ou granizo procurar um abrigo seguro, e evitar coberturas metálicas frágeis, ficar em baixo de arvores, uma vez que os galhos podem ferir.
– Não parar debaixo de torres de transmissões elétricas, a eletricidade é transmitida facilmente pelas áreas alagadas.
– Não subir em telhados, os reparos devem ser feito por profissional especializado para evitar quedas,
– Evite contato com a água da inundação, pois o risco de contaminação é grande.
– Evite atravessar as águas com o carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado pela correnteza e de cair em bueiros ou em buracos ocultos formados pela erosão.

A Defesa Civil do Estado do Paraná emite alertas de prevenção via celular através de SMS. Para se Cadastrar basta a pessoa enviar um SMS com o número 40199 mais o CEP de sua rua e será cadastrada, a mensagem é sem custo.
Em caso de emergência ligue para os Bombeiros no 193 e para a Defesa Civil no 199.
A Defesa Civil tem um cadastro de voluntários e caso você deseje ser um voluntário é só acessar o link.

http://www.defesacivil.pr.gov.br/servicos/Seguranca/Voluntariado/Cadastrar-se-como-voluntario-da-Defesa-Civil-pAoplYoz

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.