Cristo Redentor recebe iluminação especial para campanha Abril Verde

Para marcar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril, o monumento do Cristo Redentor, um dos mais famosos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro, ganhará hoje (29) à noite, pelo terceiro ano consecutivo, iluminação especial, como parte da campanha Abril Verde. A iniciativa resulta de parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), um acidente de trabalho acontece a cada 48 segundos no Brasil e um trabalhador morre a cada três horas. De 2012 até este mês de abril, foram registrados no país 4,7 milhões de acidentes, dos quais quase 800 mil ocorreram em 2018. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes de trabalho.

No estado do Rio de Janeiro, entre 2012 e 2017, foram 118.082 acidentes de trabalho, liderados pelos municípios de Macaé (12.808), Rio de Janeiro (10.104) e Duque de Caxias (9.502). No mesmo período, o número de auxílios-doença por acidentes de trabalho alcançou 87 mil, com impacto previdenciário superior a R$ 1 bilhão.

Este ano, o Brasil registrou dois graves acidentes envolvendo trabalhadores, segundo o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ): o incêndio no Centro de Treinamento do clube de futebol Flamengo e o rompimento da barragem de rejeitos de minérios em Brumadinho (MG), da mineradora Vale.

(Agência Brasil)

Redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.