Comemorando os 70 anos de Cascavel, Vander Piaia lança o livro de Contos “Quase herege”

Em “Quase herege”, vários contos remetem ao período de colonização, quando a cidade estava sendo formada, contribuindo para o registro do conjunto de lendas e memórias da coletividade

“Quase herege” é o novo livro de contos de Vander Piaia, com lançamento na noite desta quarta-feira (24), às 20 horas, no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel. Trata-se de coletânea com 45 contos em narrativas diversificadas e está sendo publicado pela Arte Editora. O evento integra as comemorações dos 70 anos de Emancipação Política do município polo do Oeste paranaense.

O renomado escritor e professor fez carreira acadêmica na Unioeste, é doutor em História, graduado em Economia. Como político ocupou vários cargos, como o de vice-prefeito de Cascavel. Nos anos de 1990, publicou “Kronos: contos, crônicas e poesias” e, como fruto de sua dedicação à história de sua região, em 2018 lançou o livro “Terra Sangue e Ambição – a gênese de Cascavel”, com segunda edição em 2019.

Em “Quase herege”, vários contos remetem ao período de colonização, quando a cidade estava sendo formada, contribuindo para o registro do conjunto de lendas e memórias da coletividade. “O conto é um gênero ao qual se exige uma dedicação própria e concentrada. Criar uma unidade num determinado universo e cuja narrativa dê conta de sustentar a integridade de cada personagem e suas relações bastante próximas dentro desse mesmo espaço restrito entre um início, um meio e um fim”, observa a editora Audrey Lilian de Souza Farah. “Os contos de Vander Piaia acordam imagens e habilmente convidam-nos a entrar nas histórias com a intimidade de quem as viveu, experimentando a pele, o corpo e o sentimento de cada personagem. São uma coleção de memórias, não se sabe dizer se próprias, imaginadas ou recontadas. Entretanto, elas se tornam vívidas na intensidade das linhas do autor, ora sinuosas, ora retas; ora espirais, hipnóticas e caleidoscópicas.”

Vander chegou ao Oeste do Paraná no colo de seus pais, jovens que buscavam nas novas terras uma oportunidade para fundar o alicerce de seus sonhos. Descobriu os livros na pré-adolescência e nunca mais os deixou. Sobre a realização deste novo livro, Piaia afirma: “Estou feliz por ser um cascavelense que viu a cidade crescer e fico muito orgulhoso por ter sido convidado a apresentar essa obra, que seria inicialmente lançada em Curitiba, mas que em razão do convite, primeiramente vem a público em nosso município”.

“O novo livro traz a arte deste versátil escritor, combinando seus profundos conhecimentos como historiador com sua habilidade artística em tecer narrativas diversificadas e envolventes”, declara a editora. “São 45 contos que apresentamos com profundo respeito e reverência ao talento literário de Vander Piaia”.

Serviço:

Lançamento com noite de autógrafos do livro “Quase herege: contos”

Autor: Vander Piaia

Publicação: Arte Editora, Curitiba, 2021 – 224 páginas, 15×21 cm, 1ª edição

Data 24/11/2021, às 20 horas

Local: Teatro Municipal  Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel – PR

(Secom Cascavel)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.