As atletas do Chile encerram intercâmbio de 30 dias em Toledo

Atletas durante apresentação na manhã de hoje (Foto:Eliane Cargnelutti Torres)

Um treino controle nesta sexta-feira, 15, no ginásio de esportes do Sesi, com a entrega dos certificados às participantes, marcou o encerramento de um intercâmbio entre um grupo de atletas do Chile e a GR de Toledo. O grupo era formado por 11 ginastas das categorias juvenil e adulto, que vieram acompanhadas das técnicas Daniela Paredes e Karina Vasquez, em busca de aperfeiçoamento para a seletiva ao Campeonato Sul-Americano de GR. As atletas, que fazem parte do Clube Fénix, de Santiago, no Chile, querem representar o seu país na competição, tanto no individual como no conjunto. A seletiva será realizada no dia 30 de março, no Chile.

O resultado surpreendeu as atletas e técnicas. “Estamos muito satisfeitas e agradecidas com os resultados. As atletas conseguiram evoluir bastante tecnicamente e pretendemos continuar esta parceria”, comentou a técnica Daniela. “Foi um período intenso de treinamentos. As atletas cresceram bastante e estão muito motivadas para continuar treinando”, acrescentou. “Foi um treinamento duro, mas os resultados foram excelentes. Conseguimos crescer bastante e estamos muito mais motivadas e dispostas a seguir adiante”, completou a ginasta Trinidad Castro, 17 anos.

Durante a permanência em Toledo, a coordenadora técnica do projeto de GR de Toledo, Anita Klemann, trabalhou com as atletas a limpeza das séries, processo que visa deixar mais evidentes os movimentos obrigatórios necessários, preparação física, entre outros aspectos incluindo também motivação, foco e até a importância dos cuidados na alimentação. As atletas chilenas receberam orientações básicas e participaram das refeições junto com as ginastas de Toledo. Com uma alimentação mais equilibrada, uma das preocupações constantes com as atletas da equipe de GR de Toledo, as atletas chilenas perderam peso. “O cuidado na alimentação é importante, pois interfere no desempenho das atletas e minimiza os riscos de lesões”, justifica Anita.

O empresário Pedrinho Furlan, que prestigiou o treino controle, ao lado da esposa, dona Moema Furlan, se surpreendeu com o resultado do trabalho nestes 30 dias. Segundo ele, quem viu as atletas no primeiro dia não imagina que são as mesmas, tamanha a evolução.  Ele agradeceu a confiança na GR de Toledo e desejou sucesso às ginastas no retorno ao seu país.

O prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi, também prestigiou. Ele destacou o trabalho da GR de Toledo, reconhecido internacionalmente, e manifestou a sua satisfação em receber as atletas chilenas. Segundo ele, este intercâmbio é muito importante e traz resultados positivos aos dois países com o fortalecimento do esporte e a integração das atletas. Na sua visão, o esporte, além do rendimento, tem um papel social expressivo, contribuindo para afastar crianças e adolescentes das ruas e dos riscos que elas representam, além de oferecer novas perspectivas de vida.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.