Ação educativa: Moto Segura e Cidadão em Trânsito

A primeira ação foi realizada na Rua Barão do Cerro Azul, próximo ao Centro Esportivo Ciro Nardi, com abordagem educativa específica para motociclista, projeto Moto Segura. No ano passado houve um aumento de 62,5% de óbitos de motociclistas no perímetro urbano de nossa cidade.

Durante a abordagem, motociclistas foram orientados sobre o uso correto do capacete, jugular fechada, viseira baixada, vestimenta e calçados adequados, além dos cuidados no transitar e muita atenção.

“Não podemos admitir que pessoas se machuquem no trânsito por falta de informação, assim, realizamos cotidianamente atividades de orientação e conscientização na via pública. Hoje, os motociclistas e demais condutores foram orientados a seguirem as normas de segurança e transitarem com segurança”, explica Luciane de Moura, coordenadora de Educação de Trânsito da Cettrans.

Após, outra ação foi realizada na Rua Afonso Pena, próximo à Rua Mato Grosso. Condutores foram orientados sobre a importância do cinto de segurança e o quanto o celular tira a atenção no trânsito. Também foram orientados sobre como utilizar as rotatórias, além de outras dúvidas.

Como fazer a rotatória

As rotatórias foram criadas para organizar o trânsito nos cruzamentos com grande fluxo de carros, para reduzir a velocidade dos carros e reduzir os conflitos, mas muitos motoristas experientes ainda não sabem usá-lo corretamente.

Os benefícios da rotatória é o baixo custo de instalação, redução no consumo de combustível e possibilidade de seguir em qualquer direção, de acordo com as regras.

O Código de Trânsito Brasileiro diz:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
III – quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;

Em resumo, a regra para é: têm preferência àquele que estiver circulando na rotatória.

A Cettrans continuará realizando ações educativas. “O objetivo é preservar vidas”, completa Luciane.

(SECOM)

Da redação

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.